Ilhabela

Mata Atlântica Conservada

Trilhas e cachoeiras abertas para visitação

Com a pandemia, alguns novos procedimentos turísticos foram adotados em Ilhabela, incluindo o uso de trilhas e a visitação de cachoeiras.

Assim, as trilhas e cachoeiras que estão abertas para visitação em Ilhabela são:

  • Trilha do Pico do Baepi
  • Trilha da Água Branca
  • Trilha da Pancada D’Água ou 3 Tombos
  • Trilha Sepituba-Bonete.

Os demais atrativos, assim como o Centro de Visitantes do Parque, permanecem fechados.

Para ter acesso as trilhas, é necessário que o visitante faça um agendamento no site: https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pe-ilhabela/

Algumas trilhas são auto guiadas e outras é obrigatório ir com um condutor.

Trilhas Autoguiadas: Trilha da Água branca, Cachoeira dos 3 tombos e Trilha do Bonete

São trilhas de nível fácil ou médio de dificuldade, que não exigem o acompanhamento de monitor ambiental. Ainda que a trilha seja autoguiada, o visitante pode contratar um monitor ambiental local para ampliar sua experiência sobre os atrativos, saber mais sobre a história local e, além disso, fomentar a geração de renda para as comunidades locais.

Trilhas Monitoradas: Trilha do Pico do Baepi

Para percorrer os roteiros monitorados, é obrigatório fazer o agendamento com um monitor. Por isso, efetue a compra do ingresso somente quando já tiver contratado o monitor.

A Fundação Florestal valoriza a população local credenciando moradores da região para a prestação de serviços de monitoria ambiental.

Outros Atrativos que precisam de agendamento prévio:

Além das trilhas acima, o parque também oferece serviços e atrações que exigem reserva antecipada e, em alguns casos, o pagamento adicional ao prestador do serviço. São: Entrada de Castelhanos para carros particulares, ciclistas e pedestres.

Importante! Todas as trilhas são gratuitas e o visitante paga apenas o valor do condutor nas trilhas monitoradas, sendo esse, negociado diretamente com o condutor. No Site, https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pe-ilhabela/ Tem o link com a lista e contatos de condutores, Jipes 4×4 e agências.