A isolada Ilhabela, localizada na costa do Brasil, é uma formação geológica vulcânica com 5 milhões de anos. O clima tropical aliado a uma das paisagens mais acidentadas da exuberante Mata Atlântica fazem dela um dos principais habitats marinhos do Brasil. Ilhabela é definitivamente um paraíso único e um dos destinos mais procurados por suas belas praias, cachoeiras e ambientes tropicais.
Previsão do Tempo
O que fazer em Ilhabela
Ilhabela tem dezenas de praias, uma mais linda que a outra! Algumas são mais urbanas enquanto outras são extremamente selvagens. Entre as mais famosas estão: Feiticeira, Praia Grande, Julião, Curral e Veloso no sul da ilha; Jabaquara, Barreiros, Sino e Viana no norte; Bonete, Castelhanos e Eustáquio do outro lado da ilha, com acesso mais difícil.
Há também muitas opções de cachoeiras para se escolher na ilha. Algumas são bem fáceis de chegar enquanto outras dão mais trabalho. As mais visitadas são: Três Tombos, Lage, Paquetá e Veloso no sul; Água Branca e Toca na região central da Ilha; Couro de Boi e Friagem no norte; Cachoeira do Gato na praia de Castelhanos; Cachoeira do Areado na trilha para o Bonete.
Ilhabela tem ótimos locais para mergulhar. Dá para observar diversas espécies marinhas além de naufrágios e lindas paisagens submarinas. Existem pontos indicados para mergulhadores avançados e também para mergulhadores iniciantes. Destacamos a Ilha das Cabras, os naufrágios no sul da ilha e o Arquipélago de Alcatrazes, mas existem muitas opções para serem exploradas debaixo d’água.
Além das visitas óbvias às praias e cachoeiras, o turismo em Ilhabela oferece também várias atividades ao ar livre. Dá para escolher entre caminhar pelas trilhas da Mata Atlântica, fazer passeios motorizados de jipe ou de barco, praticar mergulho livre ou scuba, visitar os mirantes, tentar o birdwatching ou uma pescaria, praticar vela ou remo no canal, e também aproveitar os shows e festivais.
Também tem atrações históricas em Ilhabela. O Centro Histórico da Vila oferece uma visita ao passado com seus casarões coloniais, a Igreja Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso, a antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela, o museu Waldemar Belisário, e a charmosa Rua Do Meio. Há também o circuito externo da Fazenda Engenho D’água, tombada pelo IPHAN e CONDEPHAAT.
A Balsa
O acesso à Ilhabela depende da balsa que parte do terminal de São Sebastião. Geralmente a travessia é tranquila. Mas pode acontecer das codições do tempo paralizarem o serviço ou então a quantidade de carros provocar grandes filas de espera.